Qual modelo de porta escolher?

Qual modelo de porta escolher?

A porta costuma ter grande importância na vida das pessoas, quem nunca escutou: “Tal coisa abre portas” ou “Estamos de portas abertas” ou até mesmo um “Fechou a porta na minha cara”? Bom, mas voltando para o aspecto construtivo, portas são importantes, mas nem sempre nos lembramos delas e quais as diferentes possibilidades desta abertura.

Uma porta mal planejada pode causar alguns problemas, como atrapalhar a circulação quando aberta ou, se subdimensionada, pode dificultar ou mesmo impedir a entrada de algum móvel em certo ambiente.

Devemos lembrar também que muitos locais devem permitir acessibilidade e, segundo a Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações (NBR 9050), a largura mínima é de 80 cm, então nada de ficar economizando na largura das portas. Em muitos municípios, portas com menos de 70 cm de vão nem são mais permitidas pelo código de obras da cidade. O comum é utilizarmos vãos mínimos de 70 cm em banheiros, 80 cm nos outros ambientes e 90 cm na porta de entrada.

Atualmente, muitos arquitetos vêm ampliando as dimensões das portas de entrada de algumas residências, colocando portas com sistemas pivotante e aberturas que passam de um metro de largura, além de não pouparem na altura também, podendo chegar a 4 metros ou mais se o pé direito permitir.

Tipos de abertura

Porta Convencional: é a mais comum, mais barata e fácil de usar. Possui boa vedação tanto acústica como térmica, mas necessita de espaço livre para sua abertura e um posicionamento preferencialmente junto a uma parede perpendicular, para que a porta não atrapalhe a circulação quando permanecer aberta.

Pode ter duas folhas, usada nesse caso na entrada ou em lugares de grande fluxo de pessoas.

imagem-porta-convencional

porta-convencional

porta-duas-folhas

Porta de correr: Oferece algum ganho de espaço, principalmente se for embutida na parede, podendo ser no interior da parede ou em um espaço com a parede mais fina para receber a porta quando estiver aberta (esquema abaixo), fazendo desta forma com que a porta de correr não interfira no ambiente. Outra vantagem desse modelo de porta é não atrapalhar a circulação, independente de onde ela estiver. Mas nem tudo são flores, ela costuma apresentar uma vedação um pouco menor que a convencional e deve ser muito bem instalada para não ficar emperrando e causando dor de cabeça. Também pode ser de duas folhas abrindo uma para cada lado.

imagem-porta-de-correr

esquema-porta-de-correr

imagem-porta-embutida

esquema-porta-embutida

Porta Articulada: A porta articulada, conhecida também como porta camarão, é formada por pelo menos 2 folhas, dobrando uma sobre a outra com dobradiças entre elas e com o auxilio de um trilho na parte superior, podendo existir na parte inferior também. A porta fica recolhida em um dos lados do vão.

É uma opção interessante em espaços pequenos onde não é possível nem o uso de porta convencional, nem porta de correr, também é usada para aberturas de grandes vãos, como por exemplo, divisão de ambientes e saídas para varandas ou sacadas.

imagem-porta-camarão

Porta Pivotante: Tem quase o mesmo movimento da porta convencional, tem dois pinos (pivôs) instalados ao invés de dobradiças, o que possibilita um balanceamento permitindo assim o uso de portas maiores.

O vão livre com a porta aberta pode apresentar grande diferença com relação ao vão ocupado pela porta fechada, já que os pivôs ficam afastados do marco, gerando um pequeno espaço entre a porta e o marco, por isso esse tipo de porta deve ter uma largura maior que a convencional.

Por permitir portas maiores e mais pesadas, esse modelo é muito utilizado como porta de entrada, muito bom para dar as boas vindas a quem chega.

imagem-porta-pivotante

Sempre surgem novas ideias, mas esses são os principais modelos e que permitem a você isolar os ambientes de maneira confortável e eficiente.

Os materiais mais comuns são a madeira, MDF, HDF, alumínio, aço, PVC ou vidro. Escolha o que melhor atende suas necessidades e abra as portas para a felicidade!

 

 

 

Facebooktwitterlinkedin Gostou? Compartilhe!

Facebookinstagram Curtir!

Tags: |

Sobre o Autor

Alexandre Hector
Alexandre Hector

Formado em Arquitetura e Urbanismo, e grande entusiasta no conhecimento de como as coisas funcionam, para assim, poder encontrar as melhores soluções para nossas necessidades, e deixar nossa vida mais leve para desfrutarmos do que realmente é importante.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *