Como calcular a quantidade de pisos e revestimentos

Como calcular a quantidade de pisos e revestimentos

 

Você está reformando ou construindo, e está com dúvidas de como calcular a quantidade de pisos e revestimentos, seja para a cozinha, banheiro ou mesmo outros ambientes da casa?

Preparamos esse artigo para lhe ajudar com esta tarefa! Vamos mostrar um exemplo de como calculamos a quantidade de pisos e revestimentos de uma cozinha. Veremos como medir as paredes, acrescentar a sobra necessária e a quantidade de revestimento que devemos comprar.

Começando a medir

Muitas pessoas já sabem como calcular “metro quadrado”, mas vamos ver passo a passo todas as etapas.

Começamos pelo piso: medimos a largura e comprimento e multiplicamos um pelo outro, assim, descobrimos a área. A esse resultado, acrescentamos 10% para quebras e recortes, esse método funciona para a maioria dos casos:

Quanto comprar de piso?

Sabendo a medida necessária para revestir o piso já com a sobra, vamos até a loja, escolhemos o piso e verificamos quantos metros quadrados vem em cada caixa, dividimos então nossa medida do piso com a sobra, pelo valor que cada caixa contém e descobrimos assim quantas caixas precisamos comprar. Como normalmente o resultado não dá um número inteiro, arredondamos preferencialmente para cima.

Calculando o revestimento das paredes

Multiplicamos a altura da parede pela largura para obtermos a área desta parede. Como no nosso exemplo, a parede do outro lado do ambiente é igual, multiplicamos o resultado por 2:

Em seguida, repetimos o procedimento para as outras 2 paredes:

Somamos então os resultados e chegamos a área total de todas as paredes da nossa cozinha:

No nosso exemplo, como a altura é a mesma em todo ambiente, podemos fazer uma conta mais rápida para o cálculo da área das paredes; basta somar todas as larguras (perímetro), e multiplicar direto pela altura, que chegamos ao mesmo resultado do método anterior:

Mas é bom lembrar; apenas se for a mesma altura, caso o teto seja inclinado ou tenha outro formato, devemos calcular cada parede.

Para obtermos uma melhor precisão no nosso cálculo, descontamos a porta e a janela.

Calculamos a área de cada uma multiplicando a largura pela altura:

Descontamos a área da porta e da janela, e acrescentamos os 10% para quebras, recortes e também para alguma sobra para possíveis reparos futuros:

Vale observar que alguns colocadores de pisos e revestimentos, ao invés de descontar as portas e janelas, e depois acrescentar uma sobra, consideram a medida final como a medida a ser comprada, sem descontar as portas e janelas e considerando esse espaço como a sobra. Mas é bom lembrar que, em alguns casos, a quantidade de aberturas é muito grande ou muito pequena, e nessa condição a conta não vai “bater”.

*Assista à animação em vídeo que preparamos para você no início desse artigo, explicando detalhadamente todo esse cálculo!

É possível obter ainda maior precisão no cálculo do piso?

Muitos arquitetos executam o projeto com especificações bem detalhadas, fazendo a paginação do piso. E o que é a paginação do piso? Nada mais é do desenhar em escala a correta distribuição de cada peça dentro do ambiente, com isso é possível saber com precisão quantas peças serão usadas. Outra vantagem da paginação é planejar tanto o melhor aproveitamento das peças quanto a melhor colocação em termos estéticos, mas isso trataremos em outro artigo, o objetivo hoje era lhe ajudar a calcular de maneira rápida e simples, a quantidade de pisos e revestimentos para a parede, necessários para executar o seu projeto!

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado!

Visite nosso instagram e veja nossas dicas ilustradas

Facebooktwitterlinkedin Gostou? Compartilhe!

Facebookinstagram Curtir!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Alexandre Hector
Alexandre Hector

Formado em Arquitetura e Urbanismo, e grande entusiasta no conhecimento de como as coisas funcionam, para assim, poder encontrar as melhores soluções para nossas necessidades, e deixar nossa vida mais leve para desfrutarmos do que realmente é importante.

8 Comentários

  1. excelente orientação; principalmente pra quem não tem conhecimento do assunto e quer fazer esse serviço em seu imóvel mas não sabe como calcular.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *