O que é importante saber sobre temperatura da luz para planejar a iluminação de ambientes?
Um dos itens que deve ser levado em consideração ao planejarmos a iluminação de um determinado ambiente é a temperatura da cor da luz emitida. É bom tomar cuidado para não confundir com a temperatura gerada pelo aquecimento da lâmpada.
Por que escolher a temperatura da luz?
Dependendo da sensação que queremos provocar com a iluminação, podemos optar por uma luz mais amarelada, que provoca um maior relaxamento, própria para dormitórios, salas de estar e ambientes que desejamos deixar mais aconchegantes, ou uma luz mais branca, que é mais estimulante e preferencialmente utilizada em locais onde é necessário mais atenção como áreas de serviço e escritório.
A temperatura da cor da luz, ou simplesmente temperatura da luz, é medida em graus Kelvin, quanto menor o valor, mais amarelada e quanto maior o valor, mais branca é a luz emitida.
Como nós humanos temos nossa fisiologia baseada no ciclo do dia e noite, no amanhecer e no entardecer estaríamos iniciando ou terminando nossas atividades, momentos que estamos mais relaxados e temos a luz natural mais avermelhada, com temperatura de luz mais baixa, entre 2000K e 3000K, já próximo ao meio dia, seria o período de maior atividade e atenção, com iluminação natural mais branca, com temperaturas de cor da luz acima de 5000K
Mas como obter a temperatura de luz desejada?
No artigo “Com que lâmpada eu vou?”, falamos dos quatro principais tipos de lâmpadas utilizados em um projeto de iluminação residencial. As lâmpadas incandescentes e halógenas apresentam uma luz aconchegante, com temperaturas de 2700K e 3000K respectivamente, já as lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas de LED possuem modelos que vão dos 2700K até 6500K, o que confere a elas mais versatilidade com relação à temperatura de luz.
Lembre-se, luz suave (temperatura mais baixa) quando desejamos um clima mais aconchegante e luz mais branca (temperaturas mais altas) em ambientes que desejamos manter mais atenção.
Gostou? Compartilhe!
Curtir!
0 Comentários