Superfícies de Silestone

Superfícies de Silestone

Chega a hora de decidir qual material usar na bancada para cozinha ou na bancada para banheiro e as duvidas aparecem. Entre as opções mais usadas estão mármore, granito, porcelanato, Corian e a pedra industrializada.

A pedra industrializada ou superfície de Quartzo vem ocupando cada vez mais espaço, entre os arquitetos e seus clientes, por suas características de acabamento e variedade de cores.

Silestone na realidade é o nome da marca líder de mercado de superfícies de quartzo, e é referência desse tipo de material. Existem outros fabricantes com processos semelhantes, como a Technistone e a Emporio Stone, mas vamos focar em Silestone que é a mais conhecida e usada no mercado brasileiro.

O que é Silestone?

Silestone é uma superfície formada por 94% de quartzo natural e resinas polímeras de alta resistência e baixa absorção de líquidos.  Com esse tipo de material, é possível obter acabamentos especiais, uma grande variedade de cores e uma fácil manutenção segundo o fabricante. Silestone pode ser encontrado em 3 diferentes texturas, o que possibilita ter uma superfície tanto com brilho como fosca e uma textura para criar ambientes mais rústicos.

texturas

É distribuído em placas e o fabricante também fornece duas opções diferentes de cubas também em Silestone, o que permite a confecção de um conjunto bancada e cuba com aparência de ser uma única peça.

cubas silestone

Quais as vantagens da Silestone?

Uma das grandes vantagens esta na possibilidade que a Silestone apresenta com relação à variedade de cores e a uniformidade do material. Pedras naturais podem apresentar grandes variações de tons e texturas, variações que nem sempre são desejadas ou aceitas pelos clientes. A Silestone possui uma variedade de cores e texturas que permite ao arquiteto mais liberdade na hora da criação, pois além das texturas semelhantes às das pedras tradicionais, também tem o branco que é muito desejado e cores como vermelho e o amarelo.

bancada silestone

A Silestone apresenta alta resistência a cortes, sua dureza esta em 7 na escala Mohs, o granito fica entre 6 e 7 e o mármore entre 3 e 4 por exemplo.

Possui alta resistência à ação de ácidos como o limão ou o vinagre, sendo considerado mais resistente que o mármore e o granito nesse quesito.

Apesar de os fabricantes de porcelanato fabricarem peças cada vez maiores, o que possibilita fazer grandes bancadas com esse material, a Silestone ainda apresenta maior qualidade no acabamento e praticamente a ausência de emendas visíveis quando o serviço é bem executado, permitindo também algumas formas criativas que são limitadas com o uso do porcelanato.

bancada silestone restaurante

Silestone é fabricada com tecnologia que inibe o crescimento de bactérias, tornando esse material uma grande opção para ambientes como cozinhas, banheiros, hospitais e restaurantes.

E as desvantagens?

Um aspecto que deve ser observado, é que não é aconselhado o uso de Silestone em áreas onde fique permanentemente exposto aos raios solares, pois podem atacar a resina e provocar alteração na cor. Sua limpeza também merece alguns cuidados para não correr o risco de causar algum dano à superfície.

Outra desvantagem comparando com as demais opções de material para bancadas é justamente um aspecto sensível para muitas pessoas, o preço! Fica mais barato apenas do Corian, mas caso você escolha as variedades mais caras das pedras naturais, o preço pode ficar próximo ao do Silestone.

Onde posso usar silestone?

Silestone é indicado para áreas internas ou em áreas externas que possuam proteção dos raios solares.

Por permitir um bom acabamento na união das peças, além de bancadas de cozinhas e banheiros, é possível com Silestone criar novas composições em móveis e balcões de lojas e bares por exemplo.

bancada silestone restaurante 2

Se você busca uma cor, uniformidade ou acabamento que não é possível com os materiais mais tradicionais; estude seu orçamento e quem sabe o quartzo seja o que você procura.

 

 

Facebooktwitterlinkedin Gostou? Compartilhe!

Facebookinstagram Curtir!

Tags: | |

Sobre o Autor

Alexandre Hector
Alexandre Hector

Formado em Arquitetura e Urbanismo, e grande entusiasta no conhecimento de como as coisas funcionam, para assim, poder encontrar as melhores soluções para nossas necessidades, e deixar nossa vida mais leve para desfrutarmos do que realmente é importante.

2 Comentários

  1. Adorei a matéra explicando tudo sobre o silestone, estou encantadae vou usar na bancada da minha nova cozinha. So gostaria de saber qual a melhor forma de limpar a pedra de silestone.

    • Oi Nanci! Depois de limpar com água e detergente, pode usar um detergente limpa vidros, ele seca rápido e não deixa as manchas do pano, existem panos de micro fibra para limpar vidro que não soltam pelos. Tem também um produto próprio da silestone para a limpeza. Evite o uso de materiais abrasivos e substâncias muito ácidas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *